Saiba como manter a qualidade de vida na terceira idade

Saiba como manter a qualidade de vida na terceira idade

Saiba como manter a qualidade de vida na terceira idade. A proporção de idosos no Brasil vem aumentando muito nos últimos anos. As principais mudanças que ocorrem nessa fase é o enfraquecimento dos ossos, o envelhecimento dos órgãos e a falta de ânimo e disposição. Assim, é preciso mudar alguns hábitos para melhorar a qualidade de vida na terceira idade, principalmente em relação à alimentação, as atividades físicas e ao desempenho cognitivo.

Logo, por meio dessas mudanças, é possível conquistar bem-estar com o aumento da expectativa de vida. Por isso, saber quais mudanças devem ser colocadas em prática é essencial. Além disso, a preparação para viver uma boa velhice se inicia ainda na fase produtiva. Desde cedo, é muito importante prestar atenção aos fatores que podem levar a uma vida saudável, plena e feliz.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas de como manter a qualidade de vida na terceira idade. Confira!

A chegada da terceira idade

Saiba como manter a qualidade de vida na terceira idade

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, é possível ter bastante qualidade de vida na terceira idade. Logo, mesmo com as mudanças do corpo, algumas ações que auxiliam a preservar a saúde e a qualidade do cotidiano podem ser feitas.

O maior benefício de se preocupar com essa questão para garantir melhor saúde mental e física é a grande quantidade de vantagens que surgem. Confira, a seguir, quais são as principais.

Maior satisfação e felicidade

Quem apresenta uma qualidade de vida melhor encara o dia a dia de modo mais saudável, leve e com resultados melhores. Logo, os cuidados com a mente e o corpo podem garantir uma visão positiva sobre a própria vida. Por isso, é importante aproveitar essa fase para cultivar boas lembranças e a sensação de tranquilidade, satisfação e felicidade.

Expectativa de vida melhor

Os idosos que procuram ter uma melhor qualidade de vida podem viver mais. Isso é verdade tanto para a saúde psicológica quanto para a física. Ao se preocupar em evitar doenças e garantir condições melhores para encarar essa fase, é possível viver melhor.

Melhor capacidade psicológica e física

Preocupar-se com a saúde na terceira idade desde o princípio é uma maneira de ampliar a capacidade do próprio corpo. Do ponto de vista físico, isso quer dizer uma melhoria da saúde e menores chances de sofrer com condições incapacitantes e doenças.

Já do ponto de vista psicológico, os cuidados podem gerar uma propensão menor a transtornos, como a falta de memória, depressão ou doenças degenerativas cerebrais.

Saiba como manter a qualidade de vida na terceira idade

Como manter a qualidade de vida na terceira idade

Existem diversas maneiras de manter a qualidade de vida nessa fase, principalmente por meio da criação de hábitos saudáveis. Confira, a seguir, as principais dicas de como fazer isso.

Pratique atividades físicas

O sedentarismo na terceira idade pode contribuir para a dependência e a limitação, prejudicando a qualidade de vida. Assim, a prática de atividades físicas é um dos pontos principais para ter a saúde em dia. Mesmo o exercício mais leve pode auxiliar a preservar a mente e o corpo balanceados.

Logo, é importante investir em exercícios aeróbios, como caminhada, natação ou dança, que fortalecem a musculatura, equilibram o corpo e aumentam a flexibilidade.

Os principais benefícios das atividades físicas são:

  • melhora da memória e raciocínio lógico;
  • diminuição da pressão arterial;
  • aumento da confiança;
  • estimulação do bom funcionamento do sistema imunológico.

Opte por alimentos ricos em nutrientes

Assim como a prática de atividades físicas, a alimentação balanceada é fundamental nessa fase de vida. Isso porque o organismo passa por algumas alterações, como as mudanças de metabolismo, que exigem um hábito alimentar específico para que o corpo continue funcionando da melhor maneira.

A necessidade de nutrientes muda e, muitas vezes, os idosos apresentam condições de saúde que podem trazer restrições à sua alimentação. Quanto melhor o indivíduo se alimentar, mais disposição terá para viver o dia a dia.

Algumas dicas de alimentação são importantes. Veja algumas delas:

  • mantenha uma alimentação variada e colorida, com a ingestão de verduras, legumes, frutas e cereais integrais;
  • dê preferência aos alimentos naturais, em vez dos processados;
  • diminua a quantidade de sal nos alimentos;
  • cuide da higiene ao preparar as refeições;
  • ingira cerca de 2 litros de água por dia;

Mantenha o cérebro ativo

As dicas prévias auxiliam a cuidar da saúde física, mas o cérebro também merece atenção. É essencial treinar a memória para prevenir a degeneração e fortalecer as ligações neurais. Por isso, opte pelos jogos de memória, leia livros, experimente novos hobbies etc.

Invista nas interações sociais

Um dos grandes problemas relacionados à terceira idade é o aparecimento da depressão. Esse fenômeno está ligado ao isolamento do idoso, já que os filhos saíram de casa e a perda de pessoas queridas se torna mais comum. Além disso, o fim da vida profissional e a aposentadoria podem causar um sentimento de inutilidade.

Portanto, o convívio social é essencial para que o idoso se sinta parte da comunidade e continue tendo a mente estimulada. Algumas dicas de como investir nas interações sociais incluem:

  • dedique-se a trabalhos voluntários;
  • busque atividades em grupos;
  • marque encontros semanais com os membros da família;
  • matricule-se em aulas de dança ou outra que prefira;
  • participe de viagens.

Como uma equipe de saúde ajuda na qualidade de vida

Buscar ajuda médica nessa fase é fundamental para garantir a qualidade de vida. Por isso, opte por profissionais de referência, que pode ser um clínico, geriatra ou outro médico de confiança, para que ele possa orientá-lo no monitoramento da saúde.

Saiba como manter a qualidade de vida na terceira idade

Assim, depois de selecionar o profissional, defina com ele como fazer um acompanhamento periódico para a manutenção da saúde. Dessa maneira, é possível identificar qualquer problema para que ele possa ser tratado logo no começo, o que evita maiores prejuízos.

Como vimos, existem diversas maneiras de melhorar a qualidade de vida na terceira idade por meio de mudanças de rotina. Por isso, lembre-se de praticar atividades físicas regularmente, mantenha uma alimentação saudável, cuide da saúde mental e invista nas interações sociais. Além disso, procure um profissional de saúde adequado e especializado para que ele possa monitorar a sua saúde.

Gostou deste conteúdo? Como você faz para manter a qualidade de vida na terceira idade? Deixe um comentário em nosso post e conte para gente!

Gostou? Deixe seu comentário. Compartilhe

Comentários 0

Deixe seu comentário