parkinson
Compatilhe com amor

Quais são os 11 primeiros sinais da Doença de Parkinson

1) Tremor

Você notou um leve tremor de algum membro (braços ou pernas) ou tremor no dedo, polegar, mão ou queixo? Um tremor em repouso é um sinal precoce comum da Doença de Parkinson.

O que é normal?

Tremor em algum membro pode ser normal após muito exercício, se você estiver estressado ou se foi ferido. Tremor também pode ser causado por um medicamento que você toma.

2) Lentidão para realizar os movimentos (bradicinesia)

Você está mais lento para realizar os movimentos como os que envolvem coordenação motora fina? Familiares e amigos lhe informaram que você está andando e realizando atividades de forma mais lenta? A lentidão dos movimentos (ou Bradicinesia) é a característica essencial para o diagnóstico da Doença de Parkinson. 

O que é normal? 

Alguns medicamentos (como antipsicóticos e anticonvulsivantes) podem causar lentidão dos movimentos, mas isso costuma ser reversível após retirada de tais medicamentos. Pacientes com Transtorno do Humor como Depressão podem estar mais lentos numa fase sintomática desta condição, mas os movimentos e a deambulação costumam ser poupados. Em pacientes com demência, lentidão para realizar os movimentos também pode ocorrer, mas geralmente sem as características no exame neurológico típicas da Doença de Parkinson.

Quais são os 11 primeiros sinais da Doença de Parkinson

3) Letra pequena (micrografia)

Sua caligrafia ficou muito menor do que era no passado? Você pode perceber que a maneira como escreve as palavras em uma página mudou, como os tamanhos das letras são menores e as palavras estão agrupadas. Uma mudança na caligrafia pode ser um sinal da Doença de Parkinson chamada micrografia (letra pequena).

O que é normal?

Às vezes, a escrita pode mudar à medida que você envelhece, se você tiver mãos ou dedos rígidos ou visão deficiente.

4) Perda do olfato

Você já reparou que não sente mais os aromas e odores de certos alimentos? Se você tiver problemas para  sentir o cheiro de alimentos como bananas, café ou peixes, pergunte ao seu médico sobre a Doença de Parkinson.

O que é normal?

Seu olfato pode ser alterado por um resfriado, gripe ou nariz entupido, mas deve voltar quando estiver melhor.

5) Problemas para dormir

Você se agita na cama ou têm sonhos vívidos com movimentação excessiva (e às vezes até violenta) quando está dormindo? Às vezes, seu cônjuge notará ou vai desejar mudar para outra cama. Movimentos repentinos durante o sono podem ser um sinal da Doença de Parkinson.

O que é normal?

Movimentos bruscos do corpo quando o sono é iniciado ou quando o sono é mais leve são comuns e geralmente normais.

6) Problemas para mover ou caminhar

Você sente seu corpo rígido (ou duro), assim como braços ou pernas parecem estar travados? Outros já notaram que seus braços não balançam como costumavam quando você anda? Às vezes, a rigidez diminui à medida que você se move. Caso contrário, pode ser um sinal da doença de Parkinson. Um sinal precoce pode ser rigidez ou dor no ombro ou nos quadris. Às vezes, as pessoas dizem que seus pés parecem “presos ao chão”.

Quais são os 11 primeiros sinais da Doença de Parkinson

O que é normal?

Se você machucou o braço ou o ombro, talvez não seja possível usá-lo até que esteja curado, ou outra doença como a artrite pode causar o mesmo sintoma.

7) Constipação/ prisão de ventre

Você tem problemas para evacuar todos os dias? Precisa de muito esforço para fazer o seu intestino trabalhar (dieta rica em fibras, ingestão de > 2 L de água por dia, uso de laxativos)?. Constipação intestinal pode ser um sinal precoce da doença de Parkinson e você deve conversar com seu médico.

O que é normal?

Pessoas que não ingerem água suficiente ou não são adeptas de uma dieta rica em fibras podem apresentar constipação intestinal.  Além disso, alguns medicamentos, especialmente aqueles usados para dor, causam constipação. Se não houver outro motivo, como dieta ou remédio, converse com seu médico.

8) Mudança no tom da voz: mais suave ou baixa

Outras pessoas disseram que sua voz está muito suave ou que você parece rouco? Se houve uma mudança na sua voz, você deve consultar seu médico pensando na possibilidade de Doença de Parkinson. Às vezes, você pode pensar que outras pessoas estão perdendo a audição, quando na verdade você está falando mais baixo.

Confira aqui como podemos lhe proporcionar mais segurança na melhor idade, com o serviço de Teleassistência!
Clique Aqui!!
SOSme você nunca está sozinho, é uma solução inteligente para quem decidiu morar sozinho e sentir seguro, tranquilo e acompanhado 24 horas
Clique na imagem acima.

O que é normal?

Um resfriado ou gripe pode fazer com que sua voz pareça diferente, mas você deve voltar a soar da mesma maneira quando superar a tosse ou o resfriado.

Quais são os 11 primeiros sinais da Doença de Parkinson

9) Rosto mascarado (face em máscara)

Alguma pessoa notou que você que tem uma expressão séria, deprimida ou apática no rosto, mesmo quando não está de mau humor? Isso geralmente é chamado de Face em máscara. Nesse caso, você deve perguntar ao seu médico sobre a doença de Parkinson.

O que é normal?

Alguns medicamentos podem fazer com que você tenha o mesmo tipo de olhar sério, mas você deve voltar ao estado normal em que estava depois de interromper o medicamento.

10) Tonturas ou desmaios

Você percebe que costuma sentir tonturas quando se levanta de uma cadeira? Sentir tonturas ou desmaios pode ser um sinal de pressão arterial baixa e pode estar relacionado à Doença de Parkinson.

O que é normal?

Todo mundo já teve um momento em que se levantou e ficou tonto, mas se isso acontecer regularmente, você deve consultar seu médico.

11) Postura curvada

Na posição ortostática (de pé), você não está tão reto como costumava? Se você, sua família ou amigos perceberem que você parece estar curvado, inclinado ou relaxado ao se levantar, isso pode ser um sinal da Doença de Parkinson.

O que é normal?

Quais são os 11 primeiros sinais da Doença de Parkinson

Mudanças na postura devem ser sempre investigadas pois não são alterações normais, problemas na coluna vertebral, musculatura esquelética e ossos pode fazer você se curvar.

O que fazer na suspeita ou diagnóstico de Doença de Parkinson

  • Fazer acompanhamento regular com seu médico Neurologista. 
  • Trabalhe com seu médico para criar um plano para se manter saudável.  É importante também os cuidados de um terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista para avaliar sintomas específicos, ajudar na reabilitação desses sintomas, bem como adaptações na dieta e na rotina de atividades de vida diária. 
  • Inicie um programa regular de exercícios para retardar mais os sintomas.
  • Converse com familiares e amigos que podem lhe fornecer o apoio necessário.

Dra. Nayara dos Santos Reimer é Neurologista na Neurológica, em Joinville (SC). Conheça os tratamentos em Neurologia.

Confira aqui como podemos lhe proporcionar mais segurança na melhor idade, com o serviço de Teleassistência!
Clique Aqui!!
SOSme você nunca está sozinho, é uma solução inteligente para quem decidiu morar sozinho e sentir seguro, tranquilo e acompanhado 24 horas
Clique na imagem acima.

Compatilhe com amor

Comentários 0

Deixe seu comentário