novembro azul prevenção masculina

Novembro Azul: mês de conscientização sobre a saúde do homem

Novembro é o mês dedicado ao alerta para a importância da conscientização a respeito de doenças masculinas, especialmente a prevenção do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aproveita o momento para reforçar aos beneficiários de planos de saúde os procedimentos que constam no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde relacionados à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata. O Rol estabelece a cobertura mínima obrigatória a que beneficiários de planos de saúde têm direito.

Novembro Azul: mês de conscientização sobre a saúde do homem

Dois exames iniciais têm grande importância para o diagnóstico da doença: o exame de sangue, por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA), e o exame de toque retal, ambos cobertos pelos planos de saúde. Esses dois exames, quando associados, podem dar uma segurança de cerca de 90% ou mais, auxiliando no diagnóstico precoce da doença. Confira no quadro abaixo os demais procedimentos cobertos.

Em paralelo à garantia de cobertura, a ANS estimula as operadoras de planos de saúde a desenvolverem Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças (Promoprev). Atualmente, há 1.420 programas cadastrados na ANS para as áreas de atenção Saúde do Adulto e Saúde do Idoso, que abrangem diversas condições de saúde, incluindo o cuidado do câncer de próstata.

Especificamente para a área de atenção saúde do homem, há atualmente 28 programas cadastrados na ANS, sendo que 24 deles possuem ações e medidas voltadas para a linha de cuidado do câncer de próstata. Outras áreas que recebem atenção especial são: câncer de pênis, câncer de testículo, a andropausa e as doenças sexualmente transmissíveis.

Gostou da matéria? Entre em contato

fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar

Comentários 0

Deixe seu comentário