“TERAPIA COM BONECAS DEVOLVEM ALEGRIA E AUTOESTIMA DE PESSOAS COM ALZHEIMER”

Chamada de “Terapia de Abraços”, a técnica cada vez mais crescente e ganhando o reconhecimento de pesquisadores, utiliza bonecas para pacientes com Alzheimer, estimulando assim os sentimentos esquecidos causados pela doença, devolvendo a autoestima e alegria deles.

Essa técnica é uma das alternativas que tem obtido muito sucesso, onde a pessoa passa a cuidar de uma boneca, ajudando a aliviar o estresse, reduzir a depressão, a ansiedade e a desenvolver emoções positivas, trazendo conforto, tranquilidade, estabilidade emocional, bom humor, proporcionando um sentimento de autovalor, onde a pessoa se sente útil, necessária e amada, dentro de um mundo limitado deles.

A apresentação da boneca também precisa seguir alguns critérios básicos para causar impacto positivo: deve ser feita de maneira discreta, devagar, não se deve forçar a pessoa a pegar, jamais entregar em uma caixa, como presente e a boneca deve ser bem parecida a um bebê de verdade. Não queremos a idéia de parecer infantil ou denegrir sua imagem, apenas despertar sentimentos de felicidade em sua vida, pois sabemos que todos nós tivemos momentos felizes na infância ou bebês fizeram parte de nossas vidas.

O importante dessa terapia é que ela realmente funciona, segundo os dados dos pesquisadores, pode ser para ambos os sexos, lembrando que existem outras alternativas caso essa não funciona. (Artesanato, pintura, desenho, dança, jardinagem, entre outras).

Para cuidar de uma pessoa com Alzheimer, as pessoas envolvidas devem ter sensibilidade de entrar no *mundo do doente*, pois só assim é possível compreender seus sentimentos e interagir da melhor forma tornando o mundo deles mais feliz e colorido.

Os cuidados com a pessoa que tem Alzheimer devem concentrar-se em oferecer conforto e alívio. Se não entendermos que os valores terapêuticos dessa natureza ou qualquer outra intervenção, poderá estar perdendo a oportunidade de ajudar seu ente QUERIDO a viver melhor, apesar da demência.

*Humilhante e Indigno é não poder ser FELIZ*

http://www.institutoalzheimerbrasil.org.br/demencias-detalhes-Instituto_Alzheimer_Brasil/67/terapia_da_boneca.

 

Comentários 0

Deixe seu comentário