Seja bem vindo outono… 

¨Dicas para manter uma boa saúde¨

O outono chegou… A estação conhecida pelo clima mais ameno e seco, devido o aumento dos ventos, causando redução gradativa da temperatura e diminuição relativa da umidade do ar. Os dias possuem a mesma duração das noites, se tornando mais curtos e frios à medida que o inverno se aproxima. Durante o período de transição do verão para o outono é comum sentir cansaço e dificuldade para respirar. A pele também fica mais seca e suscetível a rachaduras e alergias. Segundo pesquisas o ar mais seco e a baixa temperatura dificultam a dispersão de partículas, o que compromete o sistema respiratório e cardiovascular, abrindo as portas para algumas doenças como:  gripes, resfriados, bronquites, asma, rinite, dores de garganta, tosse seca, “virose” entre outras. Isso ocorre porque o corpo fica mais vulnerável nessa época do ano, devido a instabilidade do tempo entre o frio e calor, perfeito para os vírus e bactérias se instalarem. É importante estar atento a possíveis irritações nos olhos e coceira, que podem indicar um quadro de conjuntivite, comum durante o outono. Em casos de tosse e febre por mais de cinco dias o ideal é procurar tratamento médico. Crianças, idosos e pacientes de doenças crônicas estão classificados no grupo de risco e mais vulneráveis a síndromes gripais, porque tem o aparelho respiratório mais sensível e reagem mais lentamente às mudanças no clima.

Vamos aproveitar o outono seguindo as dicas abaixo:

  • Lave as mãos:

É muito importante manter as mãos sempre lavadas e higienizadas, pois isso evita a manifestação e transmissão de vírus e bactérias.

  • Mantenha-se hidratado:

Com o ar seco é mais frequente nesta época do ano, que as pessoas não sintam tanta sede, é necessário sempre se manter hidratado. A água é necessária para todas as reações do nosso organismo e fundamental na regeneração dos tecidos e manutenção da saúde da nossa pele. Devemos usar o filtro solar mesmo que não tenha sol, pois temos os raios solares que é prejudicial a nossa pele causando manchas e câncer de pele. Além da água, os cremes hidratantes são importantes para o nosso corpo. 

  • Tome vacina:

Tanto no outono como no inverno, as doenças que acontecem com maior frequência são as gripes e os resfriados. Sendo assim, tomar vacina é um método muito eficaz para deixar o organismo imune contra os vírus e as bactérias que causam essas doenças, principalmente nos idosos e nas crianças.A vacina da gripe precisa de um tempo para estimular o sistema imunológico e conseguir proteger o organismo contra o vírus da gripe. Como o inverno é a época em que a disseminação da doença é maior, é preciso tomar a vacina no outono para que o organismo tenha tempo de se imunizar completamente para o inverno. Por isso, as campanhas de vacinação costumam acontecer nos meses de maio e abril..

  • Procure sempre deixar a sua casa limpa:

No outono e no inverno o sol não costuma aparecer tanto, as bactérias e os vírus encontram um ambiente mais propício para desenvolver e surgirem facilmente. Por isso é importante manter a casa limpa e arejada constantemente, ficar livre do pó e ácaro sempre é uma excelente alternativa.

  • Utilize roupas apropriadas:

No outono e no inverno é preciso ficar atento com as variações entre calor e frio.  Transitamos em vários ambientes e precisamos vestir adequadamente de acordo com a temperatura para não ficar doente. Lembre-se: sempre ter em mãos um casaco caso ocorra uma mudança brusca de temperatura.

  • Faça exercícios e atividades físicas:

Apesar do frio tirar parte da disposição das pessoas, continuar praticando exercícios físicos é bastante recomendável. Estimula o corpo a continuar funcionando bem e pode evitar dores musculares e articulações, que são bem comuns nesse tipo de tempo.

  • Consumo de bebidas quentes:

As bebidas quentes como chás, por exemplo, fazem com que a sua garganta fique sempre aquecida, ajudando na prevenção de resfriados, dores de garganta e tosse.

  • Lave o nariz todos os dias:

O hábito traz tantas vantagens à saúde que deveria ser uma regra tão comum quanto escovar os dentes todos os dias, porém, no outono e inverno essa atenção deve ser redobrada. Lavar o nariz com soro fisiológico ajuda a limpá-lo de impurezas e secreções, o ideal é utilizar o soro comprado pronto na farmácia com a ajuda de um aplicador.

 

  • Alimentação:

Invista em uma boa alimentação com frutas e vegetais da estação, proteínas magras, ricos em vitamina C, sopas a base de vegetais, alimentos que ajudam a aumentar a imunidade, mais essas dicas que irá garantir o bom funcionamento do seu organismo para ter um corpo saudável e disposto para desfrutar com saúde e alegria mais uma estação de outono.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/galerias/16171-sete-macetes-para-comecar-a-proteger-sua-saude-no-outono

Fonte:https://plenasaude.com.br/dicas-para-manter-sua-saude-em-dia-no-outono-e-no-inverno/

💚SOSme BRASIL💚
Serviço de Teleassistência 24HS para quem decidiu morar sozinho

Equipamentos que salvam vidas

Planos em 12 parcelas de R$139,14 + Taxa de Adesão
Ajudamos a cuidar de quem você AMA
WhatsApp: (16) 99390-6119
comercial: 0800 943 3112 / (16) 3707-3100 – Franca/SP
e-mail: vendas1@sosmebrasil.com.br

sitewww.sosmebrasil.com.br

Comentários 0

Deixe seu comentário