Muitas pesquisas investigam os efeitos de alimentos específicos na saúde das pessoas na terceira idade. A guerra entre gorduras e carboidratos é contínua e segue sendo alvo de estudos. Ainda que os efeitos de alguns produtos sejam controversos, quando se analisa a saúde dos idosos há alimentos que não podem ficar de fora da rotina.
Para Marinês Fernandes, nutricionista do Hospital da Santa Casa de Porto Alegre, reduzir o açúcar e o sal do dia a dia da terceira idade é tão importante quanto manter diariamente alguns alimentos essenciais..

A nutricionista listou quatro grupos alimentares que devem estar presente na mesa da terceira idade todos os dias:

1. Leites e derivados
– Esse alimentos são de fácil digestão e as principais fontes de cálcio, que protege ossos e articulações. O ideal é dar preferência aos desnatados e consumir de três a quatro porções por dia.
2. Frutas, verduras e legumes
– Dê preferência às frutas, verduras e legumes da estação e in natura. O efeito no bolso e no corpo serão imediatos – diz a nutricionista que explica também que banana, laranja e mamão são frutas que podem ser consumidas em qualquer época do ano.
Esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas e sais minerais que vão ajudar a descongestionar o trânsito estomacal. Além disso, deixam o prato mais saboroso e diverso.
– Infelizmente, muitos idosos, em função da dificuldade de preparar, do cansaço e da falta de apetite coloca apenas dois tipos de produtos no prato: carne e arroz ou frango e massa.
O ideal é consumir de duas a quatro porções de fruta por dia e de duas a cinco de verdura e legumes.
3. Alimentos integrais
Farinhas, arroz, aveia, massa. Consumidos em massa na versão refinada, atualmente os mercados já apresentam esses tipos na versão integral de diversas marcas e a um custo mais acessível.
4. Chás claros
Marinês explica que hidratação é fundamental para os idosos. Como paladar pode perder a sensibilidade com o passar dos anos, nem sempre a água é um prazer para eles. Por isso, beber chás claros gelados e sem açúcar pode ser uma boa pedida para alternar com a água.
– Café e chás escuros devem ser evitados porque prejudicam o metabolismo dos mais velhos.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2015/01/quatro-alimentos-que-devem-estar-todos-os-dias-na-mesa-dos-idosos-4686639.html

Comentários 0

Deixe seu comentário