Cochilo depois do almoço faz bem?

Terminou de almoçar e bateu aquele soninho? Tirar um cochilo de 15 a 45 minutos no início da tarde é um hábito que, além de revigorar e recuperar sua disposição após uma noite mal dormida, pode trazer grandes benefícios para a sua saúde, tais como:

  • Aumenta a capacidade de memória (cérebro)
  • Aumenta a disposição (bem estar)
  • Auxilia a recuperação cardiovascular (coração)
  • Diminui stress (bom humor)
  • Potencializa a criatividade (memória)
  • Ajuda na renovação celular da pele (rejuvenescimento)

Psicólogos e neurocientistas do Allegheny College, nos Estados Unidos, avaliou os benefícios do sono diurno na recuperação cardiovascular após uma situação tensa. Para isso, separaram 85 pessoas em dois grupos. Um deles deveria dormir por 45 minutos durante o dia enquanto o outro permanecia acordado.

Todos os participantes foram submetidos a testes de estresse. Os cientistas também aferiram a pressão arterial e constataram que ela se apresentou mais baixa entre a turma que repousou. Em outras palavras, o impacto negativo do nervosismo sobre as artérias foi revertido mais rapidamente.

“Quando dormimos, há redução da atividade simpática, o que relaxa os vasos e diminui os batimentos cardíacos”. Entendeu então a lógica de uma soneca como sobremesa?

E, para quem quer mais um argumento para se render à moleza vespertina, aí vai: a tentação de mergulhar no sofá logo que acaba a refeição atende a uma necessidade natural do organismo. “Durante a digestão, a circulação sanguínea se concentra na região visceral”, explica Gomes. Daí que, carentes de abastecimento, o cérebro e o coração trabalham em marcha lenta e a sonolência impera. Assim, quando surgir um ímpeto irresistível de tirar uma pestana, ninguém deveria acusá-lo de preguiçoso! Afinal, há um bom motivo fisiológico.

 

Fonte: Por Redação M de Mulher – Atualizado em 29 mar 2019, 17h08 – Publicado em 21 jun 2011, 22h00

Comentários 0

Deixe seu comentário