Qualidade de vida na terceira idade
Compatilhe com amor

Passar dos 60 anos não significa ficar em casa de pijamas e chinelos, em frente à TV, achando que não existe nada mais interessante para fazer. Envolver o idoso em atividades de arte e cultura pode levá-lo a descobrir um mundo novo e muitas vezes até desconhecido. Lazer, recreação e convívio com outras pessoas da mesma faixa etária ou não são opções de atividade saudável.

Elas promovem a socialização e fazem com que o idoso se sinta parte do meio em que vive, melhorando sua qualidade de vida.

Atividade saudável na terceira idade

Ficar velho não significa se isolar da vida em sociedade. Muito pelo contrário. É uma chance de descobrir atividades novas e prazerosas, além de fazer novos amigos e exercitar mente e corpo.

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, cada vez mais têm surgido opções de lazer, arte e cultura voltados para este público especial.

As atividades são muitas, desde mexer o corpo e conhecer pessoas novas em um dos muitos bailes para a terceira idade, até frequentar cursos desenvolvidos especialmente para os idosos.

O idoso precisa descobrir o prazer de participar de atividades que lhe proporcionem bem-estar, livrando-se assim dos riscos que o envelhecimento oferece, como desordens psicológicas e outras doenças.

Nesta fase ocorrem muitas perdas, seja das funções do corpo ou de pessoas da família ou do parceiro. Envolver o idoso em atividades culturais e sociais o leva a ter pensamentos positivos, evitando depressão e isolamento.

Lazer e recreação: Mente e corpo em atividade

A preocupação em atender a demanda por atividade saudável que envolva o idoso como um todo, garantindo a preservação da saúde do corpo e da mente, tem levado vários setores a oferecerem opções compatíveis a este público.

Atualmente os velhinhos só ficam em casa se quiserem ou se faltar incentivo e informação para que procurem uma atividade saudável. Aulas de dança, artesanato, atividades físicas podem ser encontrados em entidades de bairros, dos municípios e em empresas voltadas ao atendimento dos idosos.

Exemplo disto é o SESC, que dispõe de postos de atendimento em praticamente todo território nacional e que oferecem inúmeras opções de atividades de lazer e recreação, com o objetivo de auxiliar na preservação das atividades cognitivas, ocupando a mente e promovendo a socialização.

Aulas de artesanato, pintura, trabalhos sociais, esportes, cursos peças teatrais são alguns exemplos de atividade saudável promovida pela entidade, com a facilidade de baixo custo.

Arte e cultura que envolvem

Outra opção que tem se tornado bastante atrativa aos idosos é o turismo. Muitas agências enxergando este nicho de mercado têm promovido viagens à grupos formados pela terceira idade.

Geralmente são roteiros que envolvem cultura, arte e contemplação. Levam os idosos a visitar cidades históricas, museus ou locais próximos à natureza, que ofereçam opções de lazer apropriados para a idade. Águas termais são uma destino de turismo que agrada em cheio, oferecendo lazer e saúde.

Com tantas opções para se mexer, o idoso não tem mais desculpas para ficar em frente à TV.

Se você se preocupa, além do lazer, com a segurança do seu idoso, conheça a SOSme e proporcione mais esta ferramenta a ele.


Compatilhe com amor

Comentários 0

Deixe seu comentário