
Nos últimos anos temos acompanhado o aumento da expectativa de vida não só no Brasil, mas no mundo. Hoje o idoso tem muito mais autonomia, podendo inclusive, dependendo da saúde física e mental, viver sozinho. O crescimento de serviços que oferecem segurança, como o de teleassistencia, pode proporcionar maior independência ao idoso e tranquilidade para a família.
Crescimento da população de terceira idade
De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE, o número de idosos em nosso país cresceu 50% nos últimos 10 anos, o que significa um crescimento de 8,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Este número poderá chegar a 38 milhões até o ano de 2077.
Novo estilo de vida do idoso
Com o aumento da expectativa de vida surgem novas necessidades para atender a terceira idade. Hoje o idoso exige autonomia, mobilidade, acesso à informação, segurança e prevenção à saúde.
Para atender essas exigências novos mecanismos e instrumentos legais para promoção de proteção e direito da pessoa idosa vêm sendo desenvolvidos em diversos países.
Os idosos atualmente têm um estilo de vida muito mais ativo e vigoroso, bastante diferente de alguns anos atrás, quando as pessoas com 50 ou 60 anos só tinham um objetivo, o de esperar a morte.
Independência com segurança
Viver de forma independente é o que todo idoso espera conseguir. Ter saúde e condições físicas para cuidar das tarefas diárias, trabalhar, cuidar dos netos e até mesmo viajar e aproveitar o tempo já sem tantos compromissos.
Vale lembrar que, com o passar da idade, essa independência é possível. Porém, exige alguns cuidados especiais, principalmente em relação à segurança. É preciso alguns cuidados e modificações dentro de casa, como:
-
Instalar barras de apoio;
-
Evitar tapetes ou objetos que possam obstruir a passagem;
-
Evitar escadas e no caso da presença delas, colocar corrimão dos dois lados;
-
Criar mecanismos de adaptação para o idoso poder fazer tudo sem o risco de quedas ou ferimentos;
-
Cuidar da saúde física e mental;
-
Ter uma alimentação equilibrada;
-
Fazer regularmente exercícios físicos;
-
Ter opções de lazer.
Tecnologia da teleassistencia: Uma aliada do idoso
Também ajuda a garantir o envelhecimento com qualidade de vida, a tecnologia também tem trazido soluções para melhorar a independência e segurança dos idosos. Um exemplo é o monitoramento por teleassistencia.
Bastante conhecido nos Estado Unidos e disponível também no Brasil, este sistema auxilia nas situações de emergência. Com a teleassistencia, o idoso conta com um aparelhinho que pode ficar junto ao corpo e basta que seja pressionado um botão para que o sinal seja recebido em uma central de atendimento.
O idoso é atendido remotamente e de imediato, dispensando a presença constante de um acompanhante. A SosME fornece este sistema de assistência à terceira idade, que além de proporcionar independência, confiança e segurança aos idosos, também promove tranquilidade aos familiares.
Sempre que tiver algum problema, o idoso chama a central através do sistema de teleassistencia e recebe todo atendimento necessário de uma equipe especializada. Além disso, a família também é comunicada do atendimento.
Como você cuida do seu idoso? Comente conosco e consulte agora mesmo a SOSME e seus sistemas de assistência ao idoso.
Comentários 0