Compatilhe com amor

Sabemos que com o avanço da idade, corpo e mente vão perdendo sua capacidade de regeneração e, com isso, o idoso passa a ter movimentos e funções cerebrais mais lentas. Os cuidados com idosos precisam envolver a prática de atividades físicas e mentais que os mantenham saudáveis, e também um sistema que garanta segurança em casos emergenciais, como a teleassistência.

Cuidado com idosos

É fundamental para a saúde do idoso que ele tenha um estilo de vida saudável e isso envolve muito mais que tomar as medicações no horário certo. O cuidado com idosos deve passar por uma alimentação equilibrada, exercícios físicos e atividades que mantenham a mente sempre em funcionamento.

A prática diária de exercícios físicos retarda os efeitos da perda muscular e óssea comum ao avanço da idade, melhorando a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação.

Porém, não basta manter o corpo saudável. É necessário que a mente tenha condições de coordenar este corpo. Uma maneira de manter a saúde mental é praticar exercícios que retardam a perda de habilidades e previnem o Alzheimer.

Atividades para o cuidado com idosos: algumas ideias!

A prática de atividades garante uma série de benefícios à saúde do idoso em geral, tais como:

  • Melhora no convívio social;
  • Autonomia nas tarefas diárias;
  • Aumento da massa muscular e óssea;
  • Aumento da memória, percepção e atenção;
  • Redução de doenças;
  • Diminuição do risco de depressão.

É importante que atividades mentais e físicas sejam regulares e bem orientadas para alcançar os benefícios e a melhora na qualidade de vida do idoso.

Para exercitar a mente, o idoso deve manter atividades como leitura, pintura, bordado, artesanato, jogos que estimulem a memória e o raciocínio, como um quebra-cabeça ou palavras-cruzadas, por exemplo.

As atividades diárias comuns também podem ser feitas de maneira diferente, forçando o cérebro a sair da rotina. Mudar o caminho para ir à padaria, estimular o paladar com comidas diferentes, se vestir de olhos fechados e inverter a mão para escovar os dentes são exemplos de pequenas mudanças que ajudam a sair da zona de conforto e colaboram para a saúde mental.

Idosos em casa: como cuidar?

O sono e a alimentação também são itens importantes na manutenção da saúde física e mental dos idosos. Manter uma alimentação balanceada garante a reposição de vitaminas e minerais. A quantidade mínima de horas de sono tranquilo também ajuda a manter a disposição do idoso.

Além de todas essas atividades, é importante que o idoso possa manter sua autonomia em casa, realizar suas tarefas rotineiras e cuidar das coisas de forma segura. Tudo para que ele sinta que ainda é capaz de se virar sozinho!

Teleassistência: uma ajuda fundamental

Uma forma de garantir segurança ao idoso, principalmente ao que mora sozinho, e também tranquilidade aos familiares é a contratação de um serviço de teleassistência.

A teleassistência é uma maneira prática e confortável para o idoso solicitar ajuda em caso de emergência. Com o simples toque de um botão, ele entra em contato com uma equipe especializada que poderá lhe prestar orientações e ajuda através do telefone. E ainda avisa os familiares de que o idoso está precisando de ajuda!

Qual tal garantir o bem-estar do seu idoso com uma ótima ajuda? Conheça todas as vantagens da teleassistência!

Sugestões de imagem: 

http://www.vo2sports.com.br/wp-content/uploads/2017/08/beneficios-da-atividade-fisica.jpg

http://businessbrokers.co.nz/wp-content/uploads/2014/10/resthome-photo.jpeg

http://vivomaissaudavel.com.br/static/media/uploads/exercicios-para-estimular-a-memoria.jpg


Compatilhe com amor

Comentários 0

Deixe seu comentário