
Com o aumento da longevidade e da qualidade de vida dos idosos, eles estão cada vez mais independentes. Querem cuidar de suas vidas, manter suas casas e realizar as atividades rotineiras na rua. Isso é até muito normal quando o idoso apresenta condições físicas e mentais. Porém, sempre requer um cuidado especial com a segurança do idoso. Assim como dentro de casa, ao sair também é necessário o cuidado com os idosos. Seja qual for o lugar em que ele se encontre, é importante que ele tenha recursos que possam auxiliá-lo em caso de emergência, como a teleassistência, por exemplo.
Segurança do idoso na rua: como garantir
A percepção e a coordenação motora já não são mais tão ágeis e na correria das cidades, esse pode ser um fator de risco para os idosos que saem às ruas. Para evitar acidentes, algumas dicas de segurança são bem-vindas.
-
Caminhar sempre pela calçada, distante do meio fio. Assim, caso ocorra uma queda ou tontura, o idoso não correrá o risco de cair próximo aos carros;
-
Atravessar a rua sempre quando o sinal de pedestre estiver aberto. Em casos onde não há semáforo, pedir ajuda para alguém ao atravessar a rua;
-
Evitar carregar peso;
-
Usar sapatos adequados e cuidar com buracos, raízes de árvore aparente, pedras soltas, calçadas quebradas e terrenos irregulares. Utilizar uma bengala ou andador caso o idoso tenha dificuldades para andar;
-
Se ainda dirigir, evitar distrações e manter os exames médicos necessários em dia. Ao sair do carro, sempre escolher o lado da calçada e estar atento para desembarcar.
Cuidado com os idosos – missão da família
É importante para o idoso manter a liberdade de ir e vir. Mas a família deve sempre estar atenta e tomar alguns cuidados básicos para que o idoso não esteja exposto a riscos. E isso inclui conhecer bem a vizinhança e contratar um serviço de teleassistência.
A família deve conhecer os lugares por onde o idoso costuma circular e saber quais os lugares que ele frequenta, para conhecer os riscos que estes locais possam oferecer. Verificar as condições das calçadas por onde eles costumam andar, a existência de semáforo, o tipo de pessoas que circula nestes locais, o comércio, tudo deve ser analisado.
Conhecer e ter um bom relacionamento com os vizinhos também é importante. Eles podem auxiliar em caso de necessidade e também garantir que estejam cercados de pessoas de boa índole.
Os idosos geralmente possuem uma rotina bem rígida e difícil de ser modificada. Ela deve ser respeitada dentro dos limites de segurança. Sair à noite para buscar pão, por exemplo, é uma rotina que deve ser questionada e até proibida pelos familiares.
Sempre que houver possibilidade é interessante acompanhá-lo, isso garantirá que ele fique longe das ameaças à sua segurança e integridade física.
Teleassistência ajuda muito
Alguns recursos e serviços de atendimento emergenciais aos idosos também constituem uma forma de segurança. Além de um plano que inclua atendimento de primeiros socorros, a instalação de um equipamento de teleassistência na residência é uma ferramenta muito útil e simples de garantir tranquilidade e segurança ao idoso.
Conheça o serviço de teleassistência da SOSme e garanta maior segurança ao seu idoso.
Comentários 2
Beth Cunha Cunha
13/11/2017 |
Gostei muito deste programa;qual a região de cobertura do programa de vcs.Sou do Espírito Santo.
SOSme
13/11/2017 |
Olá Beth, boa tarde! Somos de Franca-SP, mas atendemos todo o Brasil, inclusive sua região. Enviei um e-mail para você com toda nossa apresentação e nosso contato telefônico 0800 943 3112, mas caso preferir, poderá me enviar seu telefone de contato, que em breve entraremos em contato. Um grande abraço e até mais...