
A autoestima é uma das mais importantes e interessantes qualidades do ser humano. Diretamente ligada à vaidade, cada vez mais, a autoestima é levada em conta por aqueles que têm o privilégio de chegar à chamada terceira idade, ou à melhor idade, como se diz atualmente. Março é mês da mulher, comemorado mundialmente no dia 8. Por isso, neste artigo e nos próximos falaremos sobre ela.
Terceira idade já é considerada, atualmente para os maiores de 60 anos. Dai podemos ter uma ideia de sua importância para o bem-estar das pessoas. E, principalmente, para a mulher idosa. Os anos passam, mas a vaidade dela permanece.
A vaidade está mais presente entre elas. Saiba as razões
Pelos costumes adquiridos ao longo da história, a vaidade é muito mais inerente às mulheres do que aos homens. Alguns cuidados certamente fazem com que a mulher idosa se sinta muito mais feliz e com a gostosa sensação de bem-estar.
Com o avanço da medicina e redução de custos para sua utilização, cada dia mais as pessoas procuram a cirurgia plástica para melhorar sua imagem e, também, como forma de rejuvenescimento.
Mas não é somente esse o remédio para a saúde em geral e para aumentar a autoestima da mulher idosa. Manter a vaidade, os cuidados com a aparência, a estética e a higiene podem ajudar e fazer com que ela aceite melhor a chegada da terceira idade.
O cuidado com si própria é um recurso terapêutico poderoso nessa fase de transformações corporais e espirituais.
Vaidade, vigor e saúde
Os cuidados com o corpo, pele, unhas, cabelos, etc. é fundamental à saúde da mulher idosa. Quem se cuida durante a vida, com certeza, chega à melhor idade com mais vigor e saúde, permitindo assim uma vida mais longa e com muita qualidade.
O fator psicológico está intimamente ligado à autoestima. Especialmente com a vaidade feminina, fazendo com que os cuidados não só de higiene, mas de aparência e estética, façam parte importante do dia a dia. Afinal, é sabido que, primeiramente, precisamos gostar de nós mesmos, para aí sim, dar oportunidades aos outros para nos valorizar.
A expectativa de vida, com o desenvolvimento da medicina preventiva e de remédios cada vez mais eficazes, vem aumentando a cada ano. Mas para que esse aumento da idade seja compensador, é preciso que haja qualidade de vida.
O que fazer para manter a vaidade e autoestima lá em cima?
-
Cuide da alimentação, fazendo uma dieta saudável;
-
Pratique regularmente exercícios físicos;
-
Escolha produtos de estética compatíveis com seu perfil;
-
Use boas roupas, acessórios e bijuterias;
-
Capriche nos cuidados com unhas, cabelos, lábios, etc.
Outro motivo que faz com que a mulher idosa possa se cuidar mais de si mesma é que com os filhos já independentes e, muitas vezes, ainda economicamente ativas ou mesmo aposentadas, sobram não só mais tempo, como também recursos financeiros. Já que sabemos como são dispendiosos todos esses cuidados.
Por outro lado, quem não se cuida, especialmente na terceira idade, tem grandes possibilidades de engrossar as estatísticas dos casos de depressão. Segundo estudos, é grande o número de idosas que sofrem de depressão e uma das soluções para esse problema é o resgate da sua identidade, justamente com a melhoria da autoestima.
Condicionamento físico e mental ajuda bastante
A boa aparência acarreta mais prazer nas atividades sociais e familiares. É preciso levar em conta que envelhecer é uma dádiva. E envelhecer saudavelmente é uma conquista pessoal. Já foi o tempo em que normas ditavam o que a mulher idosa podia ou não fazer.
Igualmente às mais jovens, as mulheres idosas devem continuar acreditando que podem e devem fazer tudo o que acharem que possa fazer bem. Certamente, a destreza não será a mesma, mas nada que um bom condicionamento físico e mental não possa ajudar.
Para garantir segurança no dia a dia da mulher idosa, contar com um serviço de teleassistencia também pode fazer a diferença. Saiba mais sobre esta ferramenta!
Sugestões de imagens
https://bellatrixresidencial.files.wordpress.com/2013/05/images-5.jpg
Comentários 3
Marlene Morgado
12/03/2018 |
Tenho 72anos muito ativa faço tudo em casa faço caminhada com meus cachorros,adoro ir ao shoppin so não posso viajar por causa do marido doente e os cachorros velhinhos tenho 6 .não saio sem me maquiar e gosto de roupas da moda e boas músicas e filmes. Acho muito impotante essas repotagens de vocês.
Marlene Morgado
12/03/2018 |
Tenho 72anos muito ativa faço tudo em casa faço caminhada com meus cachorros,adoro ir ao shoppin so não posso viajar por causa do marido doente e os cachorros velhinhos tenho 6 .não saio sem me maquiar e gosto de roupas da moda e boas músicas e filmes. Acho muito impotante essas repotagens de vocês.importantes
sosmebrasil
12/03/2018 |
Olá Marlene, como vai? Que ótimo, admiramos pessoas como você e parabenizamos pelo seu jeito especial de ser! Continue sempre assim e continue nos acompanhando, pois sempre postaremos dicas para ajudar todos vocês. Agradecemos. Um grande abraço. Equipe SOSME Brasil.