Compatilhe com amor

 

 

Com a vida corrida, por mais que os filhos se programem e tenham intenção, acabam não visitando os pais idosos com a frequência que eles (tanto pais como filhos) gostariam. Fato é que nada substitui a presença física, mas, diante da dificuldade em ir sempre e da insegurança e medo dos riscos de deixá-los sozinhos, um serviço de teleassistencia faz a diferença.

Cuidar é escutar a demanda da vida. É não tratar como morte o que é vida e como coisa o que é gente”. Essa bela frase da jornalista Eliane Brum espelha muito o que acontece com os idosos hoje em dia. Se pensarmos bem, veremos o quanto a nossa sociedade associa a velhice com finitude. Vemos na mídia, em programas jornalísticos e revistas a falta de espaço que o idoso tem na comunidade. Parece que o velho está para “coisas que não servem mais” ou “coisas que não funcionam mais”. No entanto, nós sabemos que isso não é bem assim!

Cuidado com idosos

Infelizmente, o descaso acontece em todos os setores: social, familiar, emocional. O cuidado com idosos no Brasil constitui uma atividade quase que restrita ao ambiente familiar. Porém, tratar esta situação dentro de casa não pode ter como única finalidade baratear custos ou transferir responsabilidades.

É preciso ter consciência de que o ambiente familiar deve representar segurança e proteção ao idoso, de forma que sua vivência se dê de maneira menos dolorosa e o envelhecimento seja tranqüilo. Os riscos para idosos em casa são muitos e é por isso que eles necessitam sempre de alguém por perto.

Idosos em casa: uma opção nem sempre possível

Com a correria de hoje em dia, os filhos cada vez tem menos tempo para visitar seus pais. Embora a intenção seja sempre a melhor possível, acabam por postergar a visita e, quando a fazem, é por um tempo mínimo, parecendo mais uma preocupação com o dever do que uma amostra de carinho e solidariedade.

Sabemos que a visita dos filhos é insubstituível, mas nem sempre é possível ficar o tempo todo à disposição. Na falta absoluta de tempo, graças às novas tecnologias, os filhos ou os parentes mais próximos não precisam mais ficar tão preocupados com os idosos em casa sozinhos. Vamos saber mais sobre a teleassistencia?

Nova tecnologia: saiba o que é teleassistencia

A teleassistencia, como o próprio nome diz, significa assistência por telefone. Trata-se de um serviço que funciona através de um aparelho conectado à linha telefônica que, em caso de emergência, aciona um pedido de ajuda.

O idoso, ao estar em uma situação que precise de ajuda, aciona o sistema e solicita assistência imediata à central (com funcionamento 24 horas), que realiza todo o atendimento por sistema de voz.      

Esse tipo de serviço traz muitas vantagens, tanto para o idoso quanto para os familiares e amigos. Contar com a teleassistência pode amenizar as consequências de um acidente doméstico, por exemplo, pois é um atendimento extremamente ágil. Em casos mais graves, pode até salvar vidas!

Além disso, a teleassistencia proporciona mais autonomia e independência, permitindo que os idosos possam continuar a morar sozinhos em suas casas. Com essa tecnologia, a família posterga ou dispensa a necessidade de contratar outros serviços, como acompanhantes ou casas de repouso, que certamente teriam um custo mais alto.  

Quer saber como funciona o mais moderno sistema de ajuda à distância? Confira mais informações sobre a teleassistencia

Sugestões de imagem: 

 

http://images.vidaativa.pt/repo/765_360_como-funciona-a-teleassistencia_1500475691.jpg

http://sosmebrasil.com.br/wp-content/uploads/2017/06/002.jpg

http://sosmebrasil.com.br/wp-content/uploads/2017/06/001.jpg


Compatilhe com amor

Comentários 0

Deixe seu comentário