Compatilhe com amor

Aproveitamos que estamos no mês da mulher para falarmos um pouco de assuntos que interessam a elas. Apesar de muitos acharem que não, temas ligados à sexualidade interessam sim às mulheres. Mas e a mulher idosa, como vê o sexo na terceira idade? Quais os cuidados se deve ter para manter uma vida sexual saudável? Vamos dedicar este texto à semana da mulher e esclarecer algumas dúvidas.

Mês da Mulher: Tempo de reflexão

A sexualidade ainda é um tabu para muitas mulheres, mas se torna ainda mais comum quando ela alcança a terceira idade ou a menopausa. Para muitas a menopausa é um divisor, depois dela não há mais vida sexual. Ledo engano.

Na verdade, isso não passa de mito. É comum que ocorra diminuição da libido ou algum desconforto na relação sexual após certa idade, devido à falta de lubrificação. Mas nada que impeça a mulher de continuar ativa sexualmente. Existem muitos produtos que podem ajudar a solucionar estas questões.

A questão estética também pode ser um fator desestimulante para as mulheres. O pensamento de que é necessário ter o corpo em forma e jovem, leva muitas mulheres mais velhas a pensarem que já não são mais atraentes. Na verdade, o que atrai é a criatividade, a alegria e a autoestima elevada.

Sexo na terceira idade: Por que não?

Sexo é algo normal em todas as fases da nossa vida. Porém, apesar de toda revolução na sexualidade que tivemos nos últimos anos, o sexo na terceira idade ainda é cercado de tabus e preconceito.

Atividade sexual ainda está muito ligada à juventude, à corpos esguios e a virilidade. Há que se levar em conta, que apesar de algumas disfunções hormonais que ocorrem tanto em homens e mulheres depois de uma certa idade, o sexo é perfeitamente possível na terceira idade.

Os idosos devem usar da sua experiência para saber lidar com a sexualidade nesta fase da vida.

Além dos tabus impostos pelo próprio idoso, existe ainda um preconceito da sociedade, que acredita que uma vida sexual ativa está reservada somente aos jovens. Este conceito ainda está muito ligado à religiosidade, onde se acredita que a atividade sexual está reservada à procriação.

Os cuidados devem ser mantidos

Não importa a idade, os cuidados e a proteção na hora do sexo são fundamentais. O fato de terem passado da fase reprodutiva leva muitos idosos a achar que não precisam mais se proteger e usar preservativos. Esta mentalidade tem feito com que o índice de doenças sexualmente transmissíveis venha aumentando entre os idosos.

As causas emocionais ainda são o maior empecilho para uma vida sexual ativa na terceira idade. Por este motivo, é que não só o corpo necessita de cuidados, mas a mente também. É preciso livrar-se de tabus e preconceitos e ter em mente que o idoso pode sim ter uma vida sexual ativa e feliz.

Com compreensão, criatividade, cuidados e segurança, a vida sexual na terceira idade pode ser plena e feliz como em qualquer outra faixa etária.

Se achou o texto interessante, compartilhe com seus amigos.

 


Compatilhe com amor

Comentários 0

Deixe seu comentário