
Aceitar que está envelhecendo e que as capacidades físicas e motoras estão se tornando mais difíceis por conta deste envelhecimento, não é algo fácil. A perda da independência e a invasão da privacidade por parte de outra pessoa são motivos de vários problemas com cuidador de idosos. Mas quando o idoso não aceita um cuidador, como agir? Existem alternativas que substituem, em parte, o cuidador. O serviço de teleassistência, por sua facilidade de utilização, oferece segurança e tranquilidade.
Problemas com cuidador de idosos
A dificuldade em aceitar um cuidador é comum entre os idosos. Afinal, eles entendem que seu espaço e privacidade estão sendo invadidos por uma pessoa que eles não conhecem. É necessário que, ao contratar um cuidador para seus pais, a família crie estratégias para a adaptação.
A família deve usar de sutileza e apresentar o cuidador como uma pessoa que está ali para ajudar o idoso na realização das tarefas, na condução para algum lugar e não simplesmente informar que a pessoa foi contratada para cuidar do idoso. Assim, a assimilação dos cuidados se dará aos poucos e de forma mais amena, sem significar para o idoso que ele está incapaz.
Muitas vezes, os idosos não aceitam o cuidador, tornando-se inclusive agressivos com ele. Isso faz parte do processo de envelhecimento e acontece até mesmo devido algumas doenças. A presença de um estranho em casa gera medo, desconfiança e irritação. É preciso saber lidar com a situação.
O cuidador e a família precisam entender o sentimento do idoso e procurar lidar com o fato de forma a não gerar mais conflitos. Tudo para não comprometer ainda mais a situação. Uma boa dose de conversa e paciência são necessárias para o entendimento e aceitação de um cuidador por parte do idoso.
Teleassistência: uma solução
Mas quando realmente não há meios do idoso aceitar o cuidador, o melhor é procurar no mercado alternativas seguras que garantam o conforto e o cuidado com o idoso, e a tranquilidade da família.
Um serviço que pode substituir, em parte, o cuidador de forma adequada, sem invadir o espaço e a privacidade é a Teleassistência.
A SOSme oferece um serviço voltado ao idoso e seus familiares, com toda comodidade, facilidade e segurança. A partir da assinatura do programa, que pode ser de 4, 8 ou 12 meses, de acordo com a necessidade, um equipamento é instalado na residência do idoso e pode ser facilmente acessado quando necessário.
Através de um equipamento ligado à tomada de energia e de telefone, o contato é realizado imediatamente a partir do simples toque de um botão que aciona a central de atendimento.
O equipamento conta com botão de emergência, controle de volume, bateria de longa duração e sensores de emergência, comunicando a central qualquer possível falha.
Um sensor de queda mantido junto ao corpo do idoso comunica automaticamente a central, caso o usuário não consiga acionar manualmente o botão de emergência. Os sensores são ergonômicos, leves e de fácil utilização, podendo ser usados inclusive embaixo do chuveiro.
A central de serviços atende 24 horas, garantindo confiança e segurança aos associados e um atendimento personalizado, adequado às necessidades do idoso. A teleassistência é, sem dúvida, uma forma de cuidado não invasiva, prática e que pode ser aceita com maior facilidade por aquele idoso que ainda quer ser independente.
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