Compatilhe com amor

Dia da mulher é todo dia. Não importa se é jovem ou idosa, o que importa é que ela precisa pensar mais em si e se cuidar, principalmente em relação à saúde. Em março, mês da mulher, surgem muitas campanhas em sua homenagem. Não só do comércio, mas de várias clínicas dedicadas à saúde feminina. Afinal, existe uma série de exames, além da consulta ao ginecologista, que devem ser realizados pelas mulheres em todas as etapas da vida.

Dia da Mulher: Pense em você

Ter os devidos cuidados com a saúde ao longo dos anos pode lhe ajudar a ter uma vida mais longa e saudável. As mulheres passam por diferentes fases durante a vida e que têm influência sobre seu organismo como um todo. Isso exige que seja criado o hábito de realizar exames preventivos e periódicos.

Fazer um check-up anual, amplo e abrangente pode garantir melhoria na qualidade de vida e de sobrevida. Afinal, ele possibilita a detecção precoce de doenças que são silenciosas.

Check-up anual no mês da mulher

Aproveite que tem um mês dedicado à mulher e agende seu check-up anual sempre para março. Assim, você cria uma maneira de lembrar todo ano dos exames e, de quebra, pode ainda obter possíveis descontos em clínicas.

Muito além da ginecologia

As mulheres sabem da importância da consulta ginecológica anual. Mamografia e Papanicolau são exames que podem diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis, inflamações, além do câncer de colo de útero e mamas.

Porém, as mulheres não morrem apenas de doenças ginecológicas. Existem outras tantas que podem ser detectadas, evitadas e tratadas se forem previamente descobertas.

Talvez você não saiba, mas no Brasil as doenças cardiovasculares são as que mais causam mortes entre as mulheres. Através do check-up pode ser detectada a possibilidade do desenvolvimento deste tipo de doença e então, buscar a melhor maneira de evitá-la ou tratá-la precocemente.

Doenças do intestino também são bastante comuns, pois, a grande maioria das mulheres se queixa de intestino preso. A gestação também pode ser um agravante das doenças deste órgão devido ao achatamento do assoalho pélvico durante a gestação. Por estes e outros motivos, a colonoscopia e a endoscopia também devem fazer parte do check-up da mulher idosa.

Cuidados que vão da adolescente à idosa

Os médicos recomendam que as primeiras consultas das mulheres comecem a partir da primeira menstruação. Neste período, as consultas são mais informativas. Servem para orientar quanto a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e os cuidados para prevenir a gravidez indesejada.

Ao longo de toda vida deve existir um acompanhamento médico periódico que, para a mulher idosa, é ainda mais importante. Além de avaliar todas as questões já comentadas, serve para avaliar a densitometria óssea e prevenir ou tratar a osteoporose e outras doenças degenerativas que podem surgir com a chegada da terceira idade.

Mexa-se!

Tudo que falamos aqui é essencial para que a mulher idosa tenha uma vida saudável e com qualidade. Um fato, importantíssimo para o bem-estar, e que por vezes fica em segundo plano, é a realização de exercícios físicos regulares. Portanto, mexa-se, faça as atividades que mais lhe agradam, mas não deixe de lado as atividades físicas.

Cuide-se! Para saber como se manter saudável e também segura na terceira idade, conheça a SOSME.

 


Compatilhe com amor

Comentários 0

Deixe seu comentário