Compatilhe com amor

Sabemos que a queda entre os idosos é uma realidade e acontece com maior frequência que imaginamos. Ela pode trazer consequências graves e até a morte. Quando acontece pela segunda vez, as consequências tendem a ser ainda piores. A queda de idosos em casa, se não tomados os devidos cuidados preventivos, pode se tornar recorrente. Os cuidados com o idoso devem ser redobrados para garantir a qualidade de vida e a saúde do idoso. Lembrando que o serviço de teleassistência é uma ferramenta que proporciona tranquilidade para a família e atendimento rápido para o idoso.

Cuidados com o idoso em caso de queda

Anualmente um grande número de idosos sofre com quedas. O risco é agravado por situações comuns ao avanço da idade, como doenças nas articulações, deficiência visual, perda do equilíbrio e o uso de vários medicamentos.

Em grande parte, as quedas levam a fraturas graves, embolias e até a morte. Quando se presta socorro em uma queda, deve ser observado seu estado geral, se há confusão mental e a gravidade do ferimento. Em casos mais graves, a pessoa deve ser levada ao hospital para uma avaliação completa.

É importante observar o que ocasionou a primeira queda, para que medidas preventivas possam ser tomadas para evitar a segunda queda, o que é bastante comum.

Queda do idoso dentro de casa

Com o avanço da idade as pessoas ficam mais tempo dentro de casa e o espaço que antes era totalmente dominado agora passa a oferecer riscos.

Objetos espalhados pela casa, tapetes, objetos guardados em lugares altos e de difícil acesso são riscos de queda para o idoso. Dentro de casa. a possibilidade de o idoso repetir a queda é ainda mais frequente. É que ele acha que está em um ambiente que conhece bem e acaba ignorando os riscos.

Os cuidados em casa para aumentar a segurança passam pelos seguintes aspectos, entre outros:

  • A casa deve ser bem iluminada;

  • Escadas devem ter corrimões;

  • Banheiros devem ter barras de apoio ao lado do vaso sanitário e dentro do box;

  • Banheiras não funcionam em caso de idoso;

  • Tapetes com antiderrapante no local do banho;

  • Tapetes soltos pela casa nem pensar;

  • Luzes de emergência nos corredores;

  • Luminárias led (com bateria) fixas na cabeceira da cama, que acendem com apenas um toque;

  • Calçados firmes e fixos, aposente os chinelos.

Atenção à saúde do idoso

Além dos cuidados com o idoso no ambiente em casa, é importante procurar por um geriatra que conhece o problema e poderá investigar melhor as causas da queda, que podem variar, desde o uso de óculos inadequados, até problemas ortopédicos.

A saúde do idoso como um todo deve ser observada, o uso de medicamentos que podem causar perda de equilíbrio ou tontura, a fragilidade de algum membro ou até mesmo a dificuldade de locomoção causada por uma fratura resultante de queda anterior podem ser agravantes para tornar a segunda queda um problema recorrente e com consequências cada vez mais sérias e graves.

O poder da teleassistência

O sistema de teleassistência é um grande aliado dos idosos e seus familiares. Trata-se de uma ferramenta que garante um pouco mais de tranquilidade e segurança a todos. Entre outras vantagens, após uma queda, possível  chamar por atendimento de forma rápida e a partir de um simples toque

O aparelho é instalado dentro de casa. É bastante fácil de operar e pode estar ao alcance do idoso em qualquer ambiente, garantindo atendimento rápido e adequado, entre outros cuidados com o idoso.

Garanta você também, mais cuidados com o idoso conhecendo os serviços da SOSme.


Compatilhe com amor

Comentários 0

Deixe seu comentário