Compatilhe com amor

Já vai longe o tempo em que a mulher idosa era representada por um cabelo branco penteado num coque atrás da cabeça, um xale de crochê nas costas, os óculos na ponta do nariz e uma cadeira de balanço. Em março, no mês da mulher, quando se comemora o dia da mulher, vale celebrar o fato de hoje em dia a mulher poder viver toda sua plenitude na terceira idade. É neste sentido que hoje sugerimos atividades para esta fase da vida. 

7 Atividades para a mulher idosa que vão muito além do crochê

1 – Hidroginásica

Este tipo de atividade física geralmente é ministrado para grupos formados especificamente por mulheres idosas. Desta forma, as aulas são preparadas respeitando o limite de cada uma. O impacto do exercício físico feito na água morna, dentro de uma piscina, é muito menor. A sensação de prazer é grande e quando feita de forma regular, a hidroginástica é uma ótima possibilidade de convívio social com mulheres da mesma faixa etária.    

2 – Yoga

Visando a concentração e o relaxamento da mente e do corpo, a série de exercícios programada dentro da Yoga tem um papel fundamental na qualidade de vida de quem a pratica. É importante que o instrutor tenha também conhecimento para passar mensagens que motivem e acalentem a alma. Geralmente, os espaços ensinam também  meditação, que também faz muito bem à saúde em qualquer idade.   

3 – Jogos e brincadeiras

Participar de grupos que estimulam os jogos e brincadeiras para reativar a memória é muito importante para a mulher idosa. Estas atividades passam pelo jogo da memória, damas, xadrez, jogo de loto (tômbola ou bingo) e vão até disputas que envolvem exercícios físicos como a queimada, o vôlei e o basquete. Todos fazem muito bem à saúde, promovem diversão e combatem o tédio.    

4 – Estudo de um idioma

Às vezes, a mulher sempre quis aprender um novo idioma e nunca foi possível devido ao corre-corre diário. A terceira idade é um bom momento para isso. Seja o inglês, italiano, espanhol, francês ou alemão. Aprender um idioma que não o nativo, estimula um lado do cérebro não muito utilizado. Entrosa e melhora a autoestima.  

5 – Computação

Aprender a mexer com computador e a acessar a internet pode trazer um novo fôlego para a mulher idosa. Este conhecimento abre uma janela gigante para inúmeras pesquisas e passatempos. Mesmo os cursos mais básicos são capazes de inserir a pessoa no mundo digital. Esta inclusão faz a pessoa se sentir importante e muito mais participativa.   

6 – Trabalho voluntário

Realizar um trabalho voluntário numa instituição ou entidade é a chave para um despertar da consciência e encontro de um propósito para a vida. Atuar com crianças, com outros idosos ou até mesmo com animaizinhos abandonados faz com que a mulher idosa se sinta útil. Ela vai perceber também que outros passam por problemas maiores que os dela.     

7 – Faculdade da terceira idade

Muitas instituições educacionais oferecem cursos denominados Faculdade da Terceira Idade. Normalmente, são duas ou três aulas semanais sobre temas variados e que têm relação direta com o cotidiano deste público. Trata-se de uma forma ideal para se atualizar e conviver em grupo. Desperta a curiosidade, a disciplina e trás luz para o dia a dia da pessoa.  

E você? Quais atividades que você pratica e que vão além do crochê? Conte pra gente e comente o que achou das nossas dicas!


Compatilhe com amor

Comentários 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Murarish

    03/04/2018 | Responder

    Obrigado pela Lectio de hoje. Deus te abençoe!generic cialis

    • sosmebrasil

      04/04/2018 | Responder

      Olá bom dia! Continue nos acompanhando, pois toda semana postaremos dicas para todos vocês. Abraços.... Equipe SOSme

  • Deixe seu comentário