
Que a expectativa de vida aumentou muito nos últimos anos está comprovado. Se você é idoso, saiba que pode-se envelhecer com saúde, segurança e bem-estar. O envelhecimento é uma fase da vida em que a independência pode sim acontecer de forma tranquila. Basta que para isso sejam tomadas algumas medidas que garantam a segurança, como a contratação de teleassistencia, por exemplo. Vamos saber mais sobre este assunto? Continue a leitura!
Envelhecimento ativo e saudável
Você já trabalhou bastante, criou seus filhos, conquistou o conforto que queria e agora chegou a hora de curtir e desfrutar a companhia da esposa ou marido, dos filhos, dos netos. Ou programar aquela viagem que você sonhou e economizou e desenvolver algum trabalho manual ou voluntário.
Não é porque chegou aos 60 anos que a vida acabou, não é mesmo? Para encarar o envelhecimento, o melhor é manter corpo e mente ativos, ter uma alimentação equilibrada e momentos de lazer na companhia de amigos… Tudo isso ajuda você a se manter mais saudável e feliz.
A prática de exercícios físicos é necessária também quando chega o envelhecimento. Com o passar dos anos, os movimentos tornam-se mais lentos e alguns até mais difíceis, devido à perda de força e massa muscular. Além disso, há as alterações cardiovasculares, osteoporose e diabetes.
Idoso: O que fazer para se manter ativo e saudável?
Caminhadas tranquilas, pilates, hidroterapia e yoga são práticas que podem trazer muitos benefícios aos idosos, tanto para manter o corpo mais ativo e equilibrado, quanto para melhorar a condição cardiovascular. Ajuda ainda a prevenir ou retardar doenças que costumam aparecer com o avanço do envelhecimento.
Atividades físicas têm contribuição direta na manutenção da independência do idoso, além de colaborar com a interação social, proporcionar disposição e prevenir a depressão.
Alimentação equilibrada é saúde
Com o passar dos anos, nosso metabolismo e função hormonal vão ficando mais lentos. E por isso, o risco de obesidade aumenta. É importante que você mantenha uma alimentação equilibrada e saudável.
A alimentação após os 60 anos sofre com a influência das alterações inerentes à idade. Além do metabolismo, o paladar e o olfato também são afetados. Isso leva ao desinteresse por alguns alimentos. A saliva também diminui, impactando a deglutição.
Veja o que mais contribui para um corpo mais ativo e saudável
-
Beber muita água;
-
Manter uma dieta que inclua as gorduras boas;
-
Comer fibras de frutas e verduras;
-
Preferir alimentos que contenham vitamina B12, D e cálcio;
-
Não tomar bebidas alcoólicas;
-
Não comer frituras e enlatados;
-
Diminuir consumo de sal e açúcar branco.
Mente sã e bem-estar
Mente ocupada é mente saudável, principalmente na fase do envelhecimento. Ler um livro, jornal, jogos que exercitem a mente, palavras cruzadas ou até mesmo um trabalho manual ou artesanato contribuem muito para manter a mente ativa e proporcionar bem-estar.
Participar de atividades religiosas, sociais ou culturais, envolver-se em um trabalho voluntário ou simplesmente manter um grupo de amigos são formas de manter mente e corpo ativos. Assim, se evita um grande inimigo da terceira idade: a depressão ou até outras doenças que se aproveitem da tristeza.
Segurança na independência
Com todos esses hábitos saudáveis, certamente você terá muito mais autonomia e independência para realizar suas atividades diárias e até mesmo viver sozinho.
Lembre-se que além de cuidar do corpo e mente, é importante que você esteja em um ambiente que lhe garanta a segurança. Manter os móveis de casa de uma forma que não atrapalhem a sua circulação. Instalar barras de ferro nos banheiros, retirar tapetes, evitar uso de escada e objetos no alto podem prevenir quedas e ferimentos graves.
Teleassistencia: uma arma positiva nas emergências
Existe um serviço de atendimento que pode lhe garantir ainda mais autonomia e segurança. É a teleassistencia, que consiste em um aparelho que você carrega junto ao corpo e que pode ser facilmente acionado através de um botão, em algum momento de emergência.
Imediatamente é feito o contato com uma central de atendimento que através de uma ligação telefônica irá lhe auxiliar nos primeiros socorros. A SOSME dispõe de serviço de teleassistencia com pessoal altamente especializado para lhe garantir o melhor atendimento e tranquilidade à sua família.
Quais os cuidados que você tem com sua saúde e segurança? Comente aqui e conheça mais a SOSME para manter-se ativo e garantir seu bem-estar.
Comentários 1
Ítalo André
08/06/2019 |
O envelhecimento ativo aplica-se tanto a indivíduos quanto a grupos populacionais. Parabéns pelo trabalho. Ítalo André - sabendodevendas.com