Compatilhe com amor

A terceira idade traz consigo muitos fatores que podem influenciar no processo de envelhecimento de cada um. Alimentação, ambiente, estilo de vida, hábitos nocivos e prática de exercício são alguns destes fatores que merecem especial atenção em relação aos cuidados com os idosos. A alimentação saudável é um dos itens primordiais para manter a saúde e qualidade de vida dos idosos. A prestação de alguns serviços, que auxiliem a segurança e o bem-estar também é importante. Entre esses está o serviço de Teleassistência.

Alimentação saudável e equilibrada é fundamental durante toda a vida. Porém, na terceira idade, ela é importante para reduzir os problemas de saúde comuns a esta faixa etária, quando ocorre uma redução natural da absorção dos nutrientes.

Cuidados com idosos

O alimento é responsável pela manutenção dos processos vitais. É ele que fornece energia para esses processos. Uma dieta balanceada e saudável assegura a ingestão de todos os nutrientes necessários, proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e água.

É necessário um cuidado especial com os idosos, para que a alimentação deles contenha todos os itens necessários que garantam a manutenção das funções essenciais: energética, construtora e reguladora.

  • Função energética: alimentos que funcionam como combustível para o exercício das atividades diárias.

  • Função construtora: alimentos responsáveis em fornecer “matéria prima” para a manutenção e reparação de partes do corpo, principalmente dos tecidos, que sofrem com o avanço da idade. As proteínas são as responsáveis pela formação de anticorpos e proteção dos órgãos do corpo.

  • Função reguladora: como o nome já diz, são alimentos que regulam as funções do organismo, facilitando a absorção dos nutrientes e fortalecendo o sistema imunológico, permitindo o funcionamento regular dos intestinos, protegendo a visão, a pele e a dentição. Esses alimentos são fonte de fibras, minerais e vitaminas.

Alimentação saudável

Falando um pouco a respeito da energia dos idosos, quais são então os alimentos responsáveis por garantir à função energética? São aqueles alimentos que possuem altas quantidades de carboidratos e gorduras.

Fontes de carboidrato: arroz, milho, centeio, macarrão, batata, aveia, cará, inhame, açúcar, mel, cevada e trigo.

Fontes de gordura: amêndoas, bacon, manteiga, creme de leite, amendoim, azeite. Mas atenção, esses alimentos devem ser consumidos moderadamente para não acarretarem obesidade e hipertensão arterial. Comer alimentos ricos em gordura, auxiliam também na absorção de vitaminas lipossolúveis.

A importância da água

O avanço da idade também diminui o índice de água no organismo dos idosos, fazendo como que a desidratação ocorra mais facilmente do que se imagina. A falta de hidratação pode gerar confusão mental, queda da pressão arterial, aceleração dos batimentos e dor no peito.

Por isso é fundamental conscientizar os idosos sobre a importância de ingerirem bastante água, o que é um hábito que eles costumam deixar de lado. Ofereça sempre, pelo menos um copo a cada duas horas. E se não estiver o tempo todo do lado deles, garanta que tenham uma garrafa de água sempre por perto porque eles não se lembrarão de se dirigir ao filtro com a frequência necessária.

Teleassistência: o que é?

Além de todos os cuidados com a alimentação dos idosos, é importante garantir também a integridade física e segurança com medidas preventivas e emergenciais. O atendimento de Teleassistência é a opção perfeita para um atendimento rápido e eficiente. Com isso, o idoso pode solicitar auxílio apenas com o toque de um botão que dará acesso a uma central de prestação de socorro.

Conheça os produtos oferecidos pela SOSme e garanta segurança e tranquilidade para seu idoso.


Compatilhe com amor

Comentários 0

Deixe seu comentário